A luta contra a carne: uma nova criatura, uma nova história!
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que TUDO se fez novo." (II Coríntios 5 : 17)
Cada luta por si só é difícil, se não fosse assim não teria motivos para se chamar “luta”. Enfrentamos lutas dias após dias e continuamos firmes na certeza de que não estamos sozinhos, mas cada passo nosso é seguido dos passos de Deus.
Conquistamos grandes vitórias a cada dia de nossas vidas. Cada pessoa evangelizada, cada casa em que falamos de Jesus e cada oração feita com o pedido de que Deus abençoe alguém é uma vitória, pois ali, naquele lugar, ao menos durante alguns minutos, reinou o amor, a paz do Senhor esteve presente e ela, a pessoa pôde sentir que você é diferente dos demais, você tem a Cristo em sua vida.
Apesar das diversas lutas que temos que enfrentar nenhuma é mais cruel e dolorosa para o ser humano do que a luta contra nossa própria natureza.
Fomos feitos a imagem e semelhança daquele que É que Era e que Sempre Será. Quando Deus fez o homem ele fez sua maior obra, sua obra-prima. Infelizmente o pecado tomou conta de nós e de repente, de algo precioso, nos tornamos frágeis, errôneos e como conseqüência, perdidos.
É fácil encontrarmos com pessoas desiludidas, sem esperança e até mesmo buscando a morte por não ver em sua vida algo de bom. Realmente, ao rejeitarmos a Jesus e abraçarmos o pecado, decidimos claramente desistir da única esperança de solução para nossos problemas.
Nós que dizemos a todo instante ter Cristo em nossa vida devemos abandonar os interesses mundanos e viver realmente uma nova vida em Cristo, entendendo o mundo agora por uma nova ótica.
A bíblia nos fala que: “se o comer carne escandaliza meu irmão, então pararei de comer para que meu irmão não se escandalize” (I Co. 8.13). Em toda a Bíblia encontramos passagens referentes a mudanças de vida através do encontro pessoal com Jesus, mas um me chama a atenção em especial: A conversão de Paulo no caminho para Damasco.
Paulo poderia ser a última pessoa que os discípulos, até então perseguidos por ele, pensariam que o Senhor fosse buscar resgatar, mas aí é que Cristo mostra sua superioridade sobre o gênero humano. O homem só consegue ter compaixão e busca ajudar aqueles que aparentam uma situação frágil em sua vida, enquanto que os outros são facilmente deixados de lado. Você duvida? Então pense comigo: Quantas vezes você viu alguém de sua igreja orar para que Deus toque e converta o coração de Fernandinho Beira-mar? Ou quantas vezes você sentiu compaixão e pediu pra Deus transformar a vida daquele sujeito que estuprou uma jovem em uma cidade perto de onde você mora? Realmente é difícil, mas é em ter atitudes diferentes que mostramos o quanto Deus nos moldou a “sua imagem e semelhança”.
Diferente do ser humano Cristo olhava para os outros com olhar de compaixão. Vemo-lo chorar e pedir para que o Pai perdoasse aqueles que o estavam crucificando, alegando que estes não sabiam o que estavam fazendo. (Lc.23.34).
Se dissermos ser servos desse Deus não deveríamos buscar ouvir e seguir tudo aquilo que Ele procura nos ensinar? A todo o momento o Senhor Jesus procura nos levar a um encontro íntimo com Ele. Somente quando conhecemos Deus a fundo podemos entender um pouco mais a essência de seus ensinamentos e só a prática de tais ensinamentos criam em nós o desejo de transformação de vida e nos fortalece nesta luta diária contra nossa natureza.
Quando estamos verdadeiramente em Cristo, realmente as coisas velhas se passam e Deus faz tudo novo. Muitas das coisas que antes nos trazia prazer fazer, ouvir, falar, expressar parecem não ter mais o mesmo sabor, até chegar o momento em que abandonamos para sempre tais coisas, por ver nelas algo que não irá nos edificar enquanto crentes nascidos de novo da água e do Espírito.
Nossas atitudes não irão mudar da noite para o dia. É uma transição contínua e gradativa que nos leva a cada nova experiência entender melhor a mente de Cristo.
Não se impressione em ver alguém dizer que por ter Cristo em sua vida é capaz de perdoar o assassino de um ente querido, uma mulher perdoar a traição de seu marido ou simplesmente um ex-drogado ou alguém em uma situação pior dizer que não sente mais a falta daquilo que antes lhe trazia prazer pura e simplesmente pelo fato de fazer de Jesus o alicerce de sua vida.
Para isso é necessária muita força para deixar os antigos costumes e vícios, por isso exatamente duvidamos tanto, pelo fato de poucos conseguirem transmitir uma verdadeira mudança em sua vida.
Cristo buscou a todo o momento nos ensinar que podemos sim vencer a nós mesmos e buscar realizar em nós a vontade do Pai. Quando buscamos forças em nós caímos, porém quando buscamos forças em Deus diante de cada obstáculo certamente vencemos.
Dê lugar ao Senhor em sua vida e saboreie a verdadeira mudança que Cristo deseja lhe proporcionar. Saiba ser temente a Ele e cuide em ter seus ensinamentos como princípios para sua vida e aí sim, em frente aos seus antigos desejos você verá que a força que lhe trará mudança virá do Senhor como um raio estrondando dentro de você e dizendo ao teu coração: O que tenho pra ti é maior e melhor do que isto!
Abra seu coração e você começará a notar que você pode sim perdoar a quem te ofendeu profundamente, poderá orar por quem te fere, poderá se contiver diante de seus antigos vícios e o melhor: Sem preocupação alguma! Pois é Cristo quem estará no controle de tua vida te dando a satisfação plena pelo feito realizado.
Enfim queridos, se sois novas criaturas, entendam que as coisas antigas (vícios, mágoas, desejos carnais, e quaisquer outras obras da carne) a partir do momento em que você decide REALMENTE entregar sua vida nas mãos de Cristo já são passadas, pois Ele lhe dará uma nova consciência diante das coisas fazendo-lhe ver que belas coisas NOVAS estão reservadas para você.
Que Deus os abençoe hoje e sempre!