terça-feira, 26 de agosto de 2014

JESUS, A PORTA PARA A SALVAÇÃO

JOÃO 10.1-10.


Certa vez estava em casa e passei a meditar na pergunta de um certo pregador sobre o texto de João10. Ele perguntou:”Cristo é a porta e essa porta nos leva a salvação, porém, o que faz de Jesus essa porta e até que ponto ela é imprescindível para a humanidade?”
Pensando nisso comecei a pensar em Jesus como sendo essa figura da porta. Porque a porta? Imediatamente me veio a mente a frase do fiel Martinho Lutero: “ O que o pastor é para o rebanho, a casa para o homem, o ninho para o passarinho, a penha para a cabra montês, o arroio para o peixe, a Bíblia é para as almas fiéis.”
Então, através desse pensamento fui buscar na bíblia orientações que me levasse a chegar a entender como podemos fazer e o que devemos aprender para tê-la ao nosso alcance.
A primeira coisa que me veio a minha mente foi que Deus não faz ou FALA nada por acaso. Se Cristo usou da simbologia da porta para falar de si, alguma coisa tinha a nos dizer nas entrelinhas.
Foi pensando assim que veio a mente o nosso primeiro ponto: NENHUMA porta é feita em qualquer lugar!
Ninguém faria uma porta em meio a uma estrada ou no meio de um campo de futebol. Não faria sentido algum! Então, algo que temos que entender é que para existir uma porta, tem que necessariamente ter uma cerca ou uma PAREDE que separa dois lugares.
 Dois versículos vieram a minha mente de imediato. Em ROMANOS 3.23 diz: ”Todos pecaram e SEPARADOS foram da glória de Deus” e ISAIAS 59.2 :
Mas as vossas iniqüidades fazem SEPARAÇÃO entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça."
            Portanto, a Bíblia nos mostra que essa porta que é JESUS está nesta parede que é construída pelos nossos pecados para nos dar a passagem para o outro lado.
            Os nossos pecados nos separaram de Deus e impedem que cheguemos até Ele, pois Deus é santo e nós havíamos aberto nossa vida para os erros, para tudo aquilo que desagradava a Deus. Assim, cada vez que pecamos , acrescentamos um tijolo a mais nessa parede.
            O segundo ponto foi que esta porta era uma porta ESTREITA. Essa porta é mostrada como uma porta estreita por dois motivos bem simples: o primeiro é para que possa passar uma pessoa de cada vez. Ninguém pode ganhar a salvação por mim ou me levar até a salvação e entrar comigo. Assim como quando alguém morre. Quando alguém está muito doente, podemos acompanhá-la até seu último suspiro, mas depois disso, a pessoa morre e nós ficamos.
            Ao lembrar da porta estreita nos vem a memória a porta LARGA. Esta porta é larga porque assim podemos entrar com o fardo dos nossos pecados, algo que não ocorre na porta estreita, onde temos que deixa-los do lado de fora, ao pé da porta, aos pés de JESUS.
            Outro ponto interessante é o NÌVEL da porta. Para quem entende um pouco de construção, fica fácil saber que o nível de uma porta é a distancia que a mesma fica do chão. Porém, no caso desta porta algo interessante acontece. Esta porta foi feita  realmente ao nível do chão. Porque? Para que possa estar ao alcance de todos.
            Nós muitas vezes é que acrescentamos degraus através do legalismo cristão. Achamos que aceitar Jesus e ter direito a salvação é algo fácil demais e por isso acrescentamos sempre algo como: BOAS OBRAS, PENITÊNCIAS, SACRIFÍCIOS como se fosse necessário que fizéssemos algo além de aceitar a Cristo de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e força para ter o direito a salvação. Como se fosse preciso fazer algo para merecer essa salvação, mas a bíblia nos ensina que a salvação não vem de obras, mas é pela GRAÇA mediante a fé para que não invalidemos o sacrifício de Cristo na cruz..
            Um outro ponto , é a ALTURA desta porta. E vendo e revendo as Escrituras cheguei a conclusão que se trata de uma porta BAIXA.
            Esta porta é baixa exatamente para que possamos nos abaixar para passar por ela. Em outras palavras, para que possamos ser humildes o suficiente para nos curvarmos frente a Jesus e nos entregarmos a Ele. Pessoas que tem, como diz a Bíblia “dura cerviz”, ou seja, difíceis de se curvar, de se humilhar, que acreditam já ter o suficiente da parte de Deus ao ponto de andar olhando para cima, com o nariz empinado dificilmente entrarão por esta porta.
Um exemplo de como pessoas humildes ao ponto de se curvarem diante de Deus e reconhecerem o quanto são falhas agradam a Deus está na história da ORAÇÃO DO FARISEU O DO PUBLICANO, onde o publicano humilhando-se diante de Deus e mostrando o quanto necessitava dEle faz uma das menores, porém, mais sinceras orações da bíblia: “Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador.”, enquanto que o fariseu parece estar lendo um currículum de boas ações.
O último, porém não menos importante ponto é a DISPOSIÇÃO desta porta.
Esta é uma porta que está sempre aberta.
Enquanto estivermos vivenciando nossa caminhada terrena, esta porta chamada Cristo estará sempre aberta esperando que alguém olhe para ela, decida sair de onde está, abandonar o pecado e dar um passo de fé através dela.
Vale lembrar que há apenas duas formas em que esta porta se fechará. A primeira é quando Cristo vier buscar a sua igreja e a outra é quando morrermos. Em ambas as opções se não tomarmos a atitude de buscar a Cristo, de alcançar essa porta enquanto podemos, depois será tarde demais.
Então, que possamos meditar sobre quão é importante buscarmos essa porta em nossa vida e que possamos orientar sempre as pessoas ao nosso redor através da evangelização sobre esta PORTA ABERTA antes que seja tarde!
Você que está lendo este texto agora, já tomou a decisão de passar por essa porta? Lembre-se que não sabemos o dia e nem a hora em que o filho do homem virá sobre as nuvens do céu.

Que Deus nos abençoe hoje e sempre!