segunda-feira, 9 de abril de 2012

RUTE: UM EXEMPLO DE PERSEVERANÇA E LEALDADE




RUTE: UM EXEMPLO DE PERSEVERANÇA E LEALDADE
‘’Que o senhor a abençoe, minha filha! Você está mostrando maior lealdade À família do seu sogro naquilo que está fazendo agora do que naquilo que fez pela sua sogra. Pois você não foi procurar um homem mais moço, fosse rico ou fosse pobre’’. Rute 3:10
           
Neste estudo iremos conhecer um pouco da história de uma mulher que por sua lealdade, sua simplicidade, sua obediência, seu temor a Deus e seu coração limpo transformou a história de um povo que antes estava corrompido diante de Deus, um povo que virou as costas para Deus e adorou a outras divindades pagãs mesmo lembrando-se de tudo o que o Senhor tinha feito por eles, um povo que era rebelde, um povo que precisava o tempo de um líder que tivesse pulso firme para segurar as rédeas dos Israelitas, e Deus, no seu infinito amor, no seu infinito perdão, na sua infinita misericórdia, na sua infinita sabedoria usou uma mulher para que através da sua descendência saísse um homem que iria governar Israel para honra e glória do Deus todo poderoso. Iremos contar a história de uma mulher chama: RUTE.
            Rute era uma mulher Moabita que se casou com um filho de Elimeleque, um homem do povo de Deus que teve que sair para Moabe para não morrer de fome, pois naquela época no meio do povo de Deus houve uma fome terrível. Elimeleque teve dois filhos Malom e Quiliom e estes se casaram com ORFA e RUTE, porém, algum tempo depois Elimeleque e os seus dois filhos morreram e ficou somente Noemi, mulher de Elimeleque e as suas duas noras.
            Um dia Noemi disse as suas noras que iria voltar para Belém, porém, suas começaram a chorar dizendo que iriam com elas, dizendo que onde ela fosse elas iriam. Mas, Noemi pediu as moças que voltassem para Moabe, pediu para que não a acompanhassem. ORFA aceitou o pedido da sogra porém, Rute disse que iria com ela aonde ela fosse, que onde ela morasse ela também iria morar, que o seu povo seria o seu povo e que o seu deus também seria o seu Deus. Rute foi fiel a sua sogra e não a abandonou. Rute era uma mulher sabia e usada por Deus, pois sabia que naquela época a mulher não tinha muito valor, imagine uma mulher cujo marido havia falecido, uma mulher solitária voltando para sua terra natal para começar sua vida do zero, e o pior de tudo, uma mulher já velha que era Noemi. Mas, Deus usou Rute para estar junto com ela onde quer que ela fosse.
            Quando chegaram a Belém encontraram muitas dificuldades no início e Rute foi catar espigas na hora da colheita do trigo, pois Deus tinha dado ordem aos Israelitas que as espigas que caíssem no chão eles não voltassem para buscar, pois serviriam para os pobres e estrangeiros que estivessem no meio do povo de Deus. Com isso Rute conheceu um homem que era muito rico e era o dono das terras em que ela estava catando espigas e o seu nome era Boaz. E esse homem também usado por Deus foi bondoso com Rute e a deixou catar espigas a vontade na sua propriedade e ordenou aos seus empregados que ninguém mexesse com ela.
            O interessante da história de Rute é que esse homem que a ajudou Boaz, era parente próximo de Elimeleque, seu sogro. Deus coloca as pessoas certas nos lugares certos, nos dias certos e na ocasião certa para abençoar as pessoas que são justas, as pessoas que são direitas, as pessoas que servem a Deus de coração, as pessoas que são honestas e as pessoas que são puras de coração, pois esse homem que foi bondoso com Rute acabou que casou com ela e o Senhor a abençoou e ela deu a luz a um filho e lhe pôs o nome de Obede, este cresceu e teve um filho chamado Jessé e este por sua vez quando cresceu teve um filho e pôs o nome Davi.
            Por Rute ter sido uma mulher direita, não ter abandonado sua sogra em um momento de solidão, ter sido humilde e verdadeira nas suas palavras e atitudes, por ter obedecido a tudo o que lhe pediam Deus a abençoou e ela casou com um bom homem, a descendência do seu sogro não foi apagada da história de Israel por causa dela e um tempo depois nasceu seu bisneto que quando crescesse se tornaria o rei de Israel, o rei Davi, um homem que era tido como: ‘’um homem segundo o coração de Deus’’.
            Louvado seja Deus pela vida de Rute que não desistiu e em nem um momento foi desonesta, lutou com honestidade por seus propósitos e no final foi abençoada por Deus rica e abundantemente e sua descendência foi uma das mais importantes da história de Israel.


Que Deus te abençoe!!!

Maxwell Aires, levita e missionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário