UM EXEMPLO DE SERVO PT3
Nesta terceira parte do estudo sobre os servos do Senhor que são um exemplo para nós, cristãos atuais, analisaremos a vida e as atitudes de um homem que enfrentou tudo, passou por cima de muitas coisas, enfrentou pessoas dos mais altos escalões e foi líder de mais de um milhão de pessoas de uma só vez. Essa pessoa com certeza não podia ficar de fora, pois essa pessoa foi um ‘’exemplo de servo’’. Analisaremos a caminhada extremamente cansativa de um homem chamado MOISÉS.
O começo da vida de Moisés já foi bastante turbulento, pois assim que nasceu sua vida já estava em risco, pois Faraó o rei do Egito estava com medo dos israelitas no Egito porque estavam crescendo em quantidade e Faraó com medo que os israelitas se rebelassem contra ele ordenou que matassem todos os meninos que nascessem, porém deixassem as mulheres vivas.
Quando Moisés cresceu e Deus falou com ele o chamando para fazer a sua obra e retirar os israelitas do Egito e os levar para a terra prometida que era a terra de Canaã Moisés, a princípio quis negar o seu chamado dizendo que o povo não iria lhe escutar, dizendo que Faraó não iria lhe dar ouvidos, dizendo que era pesado de língua, ou seja, ‘’gago’’ mas, Deus na sua infinita sabedoria convenceu Moisés a guiar o povo e retirá-los do Egito onde estavam sendo escravizados.
A missão de Moisés começou aí. Ele teve primeiro que convencer o povo de que Deus estava com ele o com todo o povo, que não foi nada fácil. Em seguida teve que convencer a Faraó a deixar o povo sair do Egito e ir adorar a Deus no deserto. Ora, Faraó não era bobo e não iria perder seus escravos que lhe davam lucros para um simples homem que para ele aparentemente não lhe trazia nenhum risco e nenhuma preocupação. Porém, Deus provou que estava com Moisés e com todo o povo e jogou todas aquelas pragas no Egito para fazer com que Faraó libertasse o povo que era o povo escolhido por Deus para servi-lo. (Ver estudos anteriores: “As pragas do Egito”, neste blog)
Podemos analisar com isso que Moisés teve muito jogo de cintura, teve um psicológico muito forte, teve paciência, teve total confiança em Deus e teve total certeza de que Deus estava com ele e nunca iria lhe abandonar. Mas, para isso Moisés teve que pagar um preço, um preço caríssimo de negar sua vida, seus princípios, seus sonhos, tudo isso para seguir a Deus e para fazer a sua vontade. Moisés teve que ser persuasivo para com o povo, teve que enfrentar Faraó cara a cara, o Faraó que era a pessoa mais importante do Egito. Então, Moisés teve que ser um excelente orador e um excelente líder para que tudo isso acontecesse e acontecesse como tinha que acontecer assim como Deus tinha lhe dito.
Tudo isso que lemos a analisamos agora foi a parte mais fácil de todo o trabalho que Moisés teve que realizar em todo o seu ministério, Após o povo ter saído do Egito Moisés teve que ser juntamente com o seu irmão Arão o líder de todo o povo israelita, A Bíblia nos relata que saíram do Egito uma quantia de 600.000 homens sem contar mulheres e crianças, então podemos calcular que Moisés e Arão eram líderes de mais ou menos um milhão de pessoas. Pessoas essas que Deus sabia que eram pessoas complicadas de se trabalhar, pessoas que Deus sabia que eram rebeldes pessoas que Deus sabia que Moisés iria ter que estar de olho a todo o tempo para que não se voltassem contra Deus, pois bastava a mínima dificuldade como, por exemplo, a falta de água ou a falta de comida para que o povo caísse em cima de Moisés e murmurasse diante dele contra Deus e contra ele.
Moisés teve que ser também o líder de todos os homens que foram separados por Deus para fazer todas as peças que fariam parte do templo para adorarem a Deus. Cada peça, cada detalhe, cada material, cada erro, cada acerto, cada compartimento, cada quantidade, Moisés tinha que estar por dentro de tudo e ainda assim cuidar dos milhares de outras pessoas que não estavam trabalhando na construção do templo.
Moisés com certeza foi um ‘’exemplo de servo’’ pois ele teve que aprender a fazer uma infinidade de coisas e teve que negar toda sua vida para fazer a vontade de Deus. Moisés teve que ser LÍDER, PSICÓLOGO, ENGENHEIRO, SUPERVISOR, INSPETOR DE QUALIDADE, CONSELHEIRO, JUIZ, PASTOR, MESTRE, TESOUREIRO, SERVO FIEL e teve que ter um jogo de cintura fantástico e uma confiança em Deus fora do comum para que tudo fosse feito com perfeição e para que o povo não se desviasse dos caminhos do Senhor Deus todo poderoso.
Com isso, só podemos concluir uma coisa: Moisés sem dúvida alguma foi um ‘’exemplo de servo’’.
Que nós cristão venhamos olhar para esses homens que fizeram a diferença e querer usar eles como exemplo na nossa vida, que venhamos a obedecer ao Senhor assim com Noé, assim como Abraão e assim como Moisés que mesmo sem saber nem por onde começar naquilo em que Deus havia os mandado fazer fizeram e fizeram com zelo, com perfeição, com humildade, com confiança, com prazer e com amor a Deus. Que venhamos a ser verdadeiros cristãos, verdadeiros adoradores que adoram ao pai em espírito e em verdade, que venhamos servir não por servir, mas servir porque amamos a Deus e somos gratos por tudo o que Ele na sua infinita compaixão e misericórdia fez por nós não negando seu único filho para morrer por amor a nós.
A GRAÇA, A PAZ E A MISERICÓRDIA DO SENHOR JESUS ESTEJAM COM TODOS!