UM EXEMPLO DE SERVO PT2
Nesta segunda parte do nosso estudo sobre ser um ‘’exemplo de servo’’ analisaremos a história de um homem que era muito temente e muito obediente às ordens do nosso Deus. Iremos analisar a história de um homem chamado Abraão, um homem que por ser temente a Deus foi muito abençoado e dele saiu uma nação imensa.
A primeira prova de obediência a Deus de Abraão está narrada no livro de Gênesis capítulo 12 versículos de 1 a 9 quando Deus chama Abraão que naquele tempo ainda era chamado Abrão. Deus na sua infinita sabedoria chamou Abrão e o disse: ‘’Saia da tua terra e vá para uma terra que eu lhe mostrarei’’ Abrão poderia ter dito não a Deus, pois Deus pediu para ele sair de casa, do conforto do seu lar, do meio da riqueza que havia onde ele estava e do meio do aconchego da sua família. Mas, Abrão não foi rebelde e obedeceu a Deus e pegou sua mulher Sarai e seu sobrinho Ló e todas as riquezas que ele tinha com a sua família e obedeceu a voz de Deus e foi para uma terra que ele não sabia onde estava localizada, não sabia o que teria por lá quando ele chegasse, não sabia que desafios enfrentariam no meio do caminho, mas, confiou no Deus ao qual servia.
Abrão como se pode ver era um homem que confiava muito em Deus, mas, estava lhe faltando uma coisa em sua vida que lhe doía muito o coração que era o fato dele ainda não ter filhos, pois sua esposa Sarai não podia engravidar e aquilo estava mexendo com o seu interior, com o seu psicológico e ele queixava-se a Deus: ‘’Ó Senhor, meu Deus! De que vale a tua recompensa se eu continuo sem filhos? Eliezer, de damasco, é quem vai herdar tudo o que tenho. Tu não me destes filhos, e por isso um dos meus empregados, nascidos na minha casa, será o meu herdeiro. ’’ Gênesis 15: 2-3. Porém Deus fez uma promessa a Abrão e prometeu que ele teria sim filhos e que os seus descendentes seriam uma nação tão numerosa que não seria possível contá-los assim como não se podem contar os grãos de areia na praia nem as estrelas no céu.
Deus fez uma aliança com Abrão e prometeu que sempre estaria com ele, que lhe daria para sempre a terra de Canaã, prometeu que iria abençoá-lo sempre e também os seus descendentes e o sinal que se deu nesta aliança foi o fato de tanto ele como todo o seu povo serem todos circuncidados e o seu nome não seria mais Abrão e sim Abraão, pois ele seria pai de muitas nações.
Deus assim como tinha prometido a Abraão fez com que sarai que passou a se chamar sara que significa mãe de muitas nações ficasse grávida e desse a luz a um menino e pôs no menino o nome de Isaque, Abraão tinha cem anos quando Isaque nasceu. Podemos notar com isso que para Deus não existe causas impossíveis nem problemas que não tenha solução.
No capítulo 22 de Gênesis está narrada a parte mais linda da história deste grande homem que com certeza é um ‘’exemplo de servo’’ que foi a hora em que Deus o pôs à prova. O mesmo Deus que havia dado um filho a Abraão na sua velhice ordenou a Abraão que fosse a terra de Moriá e queimasse o seu filho Isaque, o único filho que ele tinha como sacrifício ao Senhor Deus. Abraão como bom servo do Senhor não reclamou nem murmurou, acordou de madrugada e levou o seu filho e mais dois de seus empregados. O que nos impressiona em Abraão é que completado três dias de caminhada ele avistou o local de longe e pediu aos seus empregados que ficassem onde estavam, pois ele e o menino iriam adiante adorar ao Senhor e depois voltariam, assim como está narrado na bíblia: ‘’ No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. Então disse aos empregados: - Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. ‘’ Gênesis 22: 4-5. Podemos perceber claramente que Abraão em nenhum momento duvidou que Deus deixasse seu Único filho ser morto, pois ele disse ‘’daqui a pouco NÓS VOLTAMOS’’ ou seja, ele e o menino. Abraão confiava no Deus ao qual servia. Depois quem o questionou foi o próprio menino como está narrado: ‘’Daí a pouco o menino disse: - Pai! Abraão disse: - Que foi meu filho? Isaque perguntou: - Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício, Abraão respondeu: - Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. ‘’ Gênesis 22: 7-8. Mais uma vez Abraão provou a Deus que era obediente e que em nenhum momento duvidou que seu filho vivesse. Ora, Deus havia prometido a Abraão que ele seria pai de muitas nações, então não fazia sentido Deus quebrar sua promessa logo depois de ter feito o que fez na vida de Abraão. Então quando Abraão pegou a faca para matá-lo assim como Deus havia ordenado, o Anjo ordenou a Abraão que parasse o que estava fazendo, pois agora Deus sabia que Abraão de fato era fiel a Deus e temia a Ele e assim como Abraão havia dito que Deus daria o que seria necessário Abraão viu um carneirinho preso pelos chifres e ali adorou ao Senhor Deus todo poderoso para honra e glória do seu nome.
Abraão não podia ficar de fora desse estudo, pois ele com certeza foi um "exemplo de servo". Ele obedeceu ao Senhor acima de tudo, ele não negou ao Senhor o seu Único filho, ele obedeceu ao Senhor sem questionar, ele fez tudo conforme o Senhor o ordenara. Por isso Abraão foi abençoado grandemente por Deus. Glória a Deus pela vida de Abraão e pela vida de Noé que foram servos fiéis diante de Deus.
Que Deus os abençoe hoje e sempre!
Maxwell Aires, levita e missionário
Sejamos como Abraão: Firmes na nossa fé no SENHOR!
ResponderExcluir