domingo, 11 de março de 2012

As pragas do Egito Parte 3

O QUE DEUS FEZ NAS ENTRELINHAS...
            Neste terceiro e último estudo acerca das pragas do Egito falaremos do que nosso Deus estava também fazendo com os egípcios e todo o povo de Faraó que queria impedir do povo de Deus sair do Egito e o adorá-lo no deserto bem como serem levados através de Moisés (LIDER DO POVO DE DEUS) até a terra prometida, terra a qual manava leite e mel a qual Deus havia prometido aos seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó anos atrás.
            Os egípcios naquela época eram POLITEISTAS, ou seja, adoravam a vários deuses, para cada coisa que eles consideravam importante para a sua existência bem como sua sobrevivência e bem-estar eles possuíam uma divindade pagã os quais eles prestavam cultos, o adoravam e se prostravam diante de suas imagens, e Deus detestava aquilo, pois em toda terra e em todo o universo só existe um Deus, o Deus todo poderoso que criou os céus e a terra e tudo o que neles há, portanto, veremos agora que Deus não jogou essas pragas no Egito por acaso, não foi nada aleatório, pelo contrário foi tudo muito bem planejado para que com cada uma das pragas uma divindade pagã fosse derrubada para que todos os egípcios vissem que não há outro Deus senão o nosso.
            Quando foi lançada a primeira praga no Egito (ÁGUAS TORNAM-SE SANGUE) a primeira divindade a ser derrubada foi o deus HAPI que era cultuado através do rio Nilo e era um símbolo de prosperidade em todo o Egito, já que o Nilo era a fonte principal de água tanto para consumo como para irrigação da terra já que a única fonte de alimento vinha da terra através do plantio e da colheita, tal divindade não foi capaz de proteger o rio que se tornou em sangue e suas águas ficaram podres perdendo todo o seu valor.
            Quando a segunda praga (RÃS) afetou o povo a divindade a ser zombada agora era a deusa HEKT que tinha cabeça de sapo e era um símbolo de fertilidade e ressureição na época, porém essa divindade também não foi capaz de impedir que o Egito fosse invadido por esses bichos que tomaram conta de todo o território e causaram um constrangimento enorme as pessoas que cultuavam essa deusa no Egito.
            Para a terceira praga (PIOLHOS) Deus mexeu com todo o movimento religioso e ritualístico do Egito, pois o pó da terra do Egito era considerado sagrado, o sacerdote quando ia realizar seus rituais raspavam a cabeça e suas vestes teriam que ser muito alvas, teriam que estar extremamente limpas e não deveria possuir nela nenhum inseto, objeto ou coisa do tipo, porém, quando a praga foi lançada todo o pó da terra do Egito (CONSIDERADO SAGRADO) converteu-se em piolhos que invadiram toda a terra inclusive os lugares santos para os sacerdotes realizarem seus rituais religiosos. O pó ao invés de curar o povo no processo dos rituais agora estava enchendo o povo de feridas, pois o pó estava contaminado pelos piolhos e os egípcios ficaram impossibilitados de realizarem seus rituais.
            A quarta praga (MOSCAS) serviu para derrubar mais uma divindade e desta vez foi o deus BELZEBU que para os egípcios era muito poderoso inclusive para afugentar moscas já que ele é visto como uma figura que voa. O nome BELZEBU é a mistura de dois nomes que são: BAAL=Senhor da terra + ZEBUB=As coisas que podem voar daí Baal + zebub =Belzebu .Essa divindade também não foi capaz de afugentar as moscas que invadiram todo o Egito causando destruição.
            Na quinta praga (PESTE NOS ANIMAIS) foi um golpe terrível contra o deus AMOM divindade adorada na forma de um carneiro, também adora do na forma de um touro e era o deus protetor dos rebanhos de animais do Egito, porém, essa divindade também foi golpeada pela poderosa mão de Deus que jogou essa praga e tal divindade não foi capaz de proteger o rebanho de animais dos egípcios.
            A sexta praga (ULCERAS) veio para afrontar e derrotar o deus TIFON, pois os egípcios tinham um ritual o qual eles consideravam sagrado que eles pegavam as cinzas do holocausto e jogavam nas pessoas que tinham qualquer tipo de ferida ou doença no corpo. A Bíblia nos relata que Moisés pegou o pó do holocausto e o jogou para cima, ao invés de cura para o povo foi jogado contra todo o povo tumores que se arrebataram em úlceras. Mais uma divindade pagã humilhada diante do Deus altíssimo para o louvor da sua glória.
            A sétima praga (CHUVA DE PEDRAS) foi uma afronta ao deus SÉRAFIS que na época era um símbolo de prosperidade e era venerado em todo o Egito, porém, tal divindade não foi capaz de impedir que a chuva de pedras que o senhor Deus todo poderoso fez cair abundantemente na terra do Egito e destruir quase que completamente toda a plantação de cereais e alimentos que os egípcios cultivavam na época. Mais uma divindade desmascarada e humilhada diante de Deus para o louvor da sua glória.
            Nesta oitava praga (GAFANHOTOS) conseguimos constatar que a deusa que dessa vez foi afrontada por Deus foi a deusa ÍSIS, símbolo de proteção e prosperidade para os egípcios assim como o deus SÉRAFIS.Os gafanhotos invadiram todo o Egito e destruiram tudo aquilo que a chuva de pedras não havia destruído e dessa forma os egípcios ficaram impossibilitados de fazer suas refeições e também de vender ou trocar suas colheitas na forma de comércio da época. Podemos ver que a deusa Ísis não pôde de forma alguma proteger o povo dessa praga que atingiu todo o seu povo.
            A nona praga egípcia (TREVAS) foi um grande golpe contra um deus que era muito, muito venerado em todo o território egípcio que é oi deus RÁ mais conhecido como ‘’o deus do sol’’, quando deus fez cair sobre o Egito essa praga as trevas foram tão densas que ninguém pôde ver um ao outro mesmo se tivesse a apenas um palmo de distância, o deus RÁ não foi capaz de impedir que as densas trevas cobrissem todo o Egito. O melhor de tudo é sabermos que na terra de gósen onde estava o povo de Deus a luz brilhava normalmente como era antes, o deus RÁ perdeu aí toda a sua credibilidade e nome do Senhor foi glorificado.
            Os egípcios colheram tudo o que plantaram, pois com essa décima praga (A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS) podemos constatar através da leitura de Êxodo pouco antes de Moisés nascer que faraó mandou matar todos os homens que nascessem.Agora o próprio Faraó estava colhendo amargamente juntamente com todo o seu povo tudo o que ele havia plantado anos atrás, pois todos os primogênitos desde o primogênito de Faraó até o primogênito dos animais morreram à meia-noite e o clamor foi muito, muito grande em todo o Egito como nunca se viu e também nunca mais e verá como nos diz a palavra de Deus. Com relação a divindade humilhada, desta vez foi o próprio Faraó já que para os egípcios Faraó era considerado o filho de um deus chamado RÁ o deus do sol, Faraó era apelidado pelos egípcios de ‘’filho do sol’’ e este foi humilhado por todos os seus pecados cometidos contra Deus e contra todo o seu povo.
            Podemos perceber que para tudo Deus têm os seus PORQUÊS e PRA QUÊS o povo podia não entender na época porquê aquelas pragas especificamente mas Deus sim sabia tudo o que Ele estava fazendo, tudo tinha um propósito. Do mesmo jeito é na nossa vida, se deixarmos Deus agir, se nos colocarmos nas dependências do Espirito santo, se fizermos a vontade de Deus, se deixarmos Deus cumprir as suas promessas em nossa vida seremos bênção para o mundo, seremos de fato a luz do mundo e o sal da terra e nome do Senhor dos exércitos será glorificado e exaltado. Deixemos Deus agir na nossa vida e assim seremos bênção para o mundo para o louvor da glória de Deus.

Maxwell Aires, levita e misionário
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário