terça-feira, 17 de julho de 2012

novidades em mari e considerações gerais...

Resposta de orações!!!



      A paz do Senhor amados irmãos. Desculpe-me pelo tempo que permaneci ausente, mas foram por motivos importantes. Depois de uma boa temporada sem ter acesso a internet para postar as notícias dos campos missionários e os textos com importantes mensagens ao nosso coração voltamos para levar até você aquilo que o Senhor nos propuser como missão.
       Começaremos pela cidade de Mari com as notícias. Como sabem congrego agora novamente na Primeira Igreja batista de Mari junto com minha esposa Inaiara, (o casamento aconteceu no dia 30 de junho de 2012), quando a igreja ainda orava pela vinda de um pastor, pois a mesma permaneceu sem um desde a saída do pastor interino Robério Soares no início do ano. Pois é, mas como a própria palavra de Deus certifica: “Clama a mim e responder-te-ei...(Jr.33.3 a), foi o que aconteceu. Neste dia 14 de julho tomou posse como pastor da PIB de Marí o pastor Luciano, antes pastor da PIB de Solânea- PB.
       Com as graças do Senhor oremos para que a vinda do pastor Luciano tenha sido mais uma vez a resposta do Senhor às mãos estendidas em oração dos seus servos.
      Daqui a algum tempo, segundo o mesmo, terá uma resposta (esperamos positiva) a respeito da congregação do sítio lagoa do Félix, onde como os irmãos sabem existe um trabalho desde 2010.
      Oremos todos pelos propósitos que estão sendo mostrados.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

uma escolha...

UMA ESCOLHA QUE PODE MUDAR UMA VIDA!!!
MATEUS 11.28; JOÃO 10.10



A Bíblia nos ensina sobre o grande amor de Deus por nossas vidas. Em João 3.16 Jesus nos fala sobre esse amor e sobre como Ele pode nos salvar. Ele nos alerta sobre o desejo do diabo quando a Palavra nos ensina que ele veio para roubar, matar e destruir.
Jesus veio para dar Vida abundante.
Uma vida abundante é uma vida livre da escravidão do pecado.
Vivemos escravizados quando tentamos nos libertar do pecado, quando buscamos viver nossa vida sem Deus pensando que poderíamos ser felizes assim.
A verdadeira felicidade encontramos em Jesus.
(JOÃO 16.33) NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO.
Uma grande novidade é levada até você neste momento. A de que existe alguém que te ama e que se importa com você, mesmo que ninguém mais se importe.
Deus é soberano. O seu amor é incondicional e Ele jamais desiste de nenhum de nós, por mais que nós muitas vezes nos esqueçamos dele e pensemos em viver uma vida sem Deus.
Somos felizes porque entendemos esse amor e desejamos que todos também saibam dele e queiram ele em suas vidas.
Jesus nos livra desse fardo que é a vida sem ele, e por mais cansado ou sobrecarregado que estejamos, assim como está escrito em MATEUS 11.28. Ele sempre está disposto a nos ajudar, a nos fortalecer e quando vemos aquele fardo que antes parecia pesado, agora parece leve porque Jesus nos ajuda a carregar.
O Inimigo como diz a Palavra veio para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR. ESSE É O SEU OBJETIVO NA VIDA DO SER HUMANO.  Mas, se esse versículo acabasse aí, nos apenas saberíamos do que nos espera nas suas mãos, longe de Jesus, mas esse versículo continua dizendo que Ele, JESUS,  veio para DAR VIDA E VIDA ABUNDANTE.
ELE TRAZ UMA PALAVRA DE ESPERANÇA PARA VIDAS FRUSTRADAS.
Então por mais que nossa alegria tenha sida roubada, matado nossas esperanças e destruído nossos sonhos.
Deus tem uma palavra de vida eterna para nós, dizendo que ele é a solução para nossas vidas, afinal se há algo que foi roubado, Ele pode restituir segundo sua vontade.
Se há algo que foi destruído ele erguerá novamente (ELE É A PEDRA ANGULAR DE NOSSA FÉ) .(ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL, O QUE PEGA O PÓ E TRANSFORMA EM VASO).
E se há algo em nossa vida que o diabo matou, Deus ressuscitará, pois Ele é o Deus da RESSURREIÇÃO.
Agora convido você a refletir sobre tudo isso. Sobre o que cada um (Deus e satanás) tem a oferecer para nós.
Se desejamos viver uma vida de escravidão, longe de Cristo e da verdadeira felicidade, ou se escolhemos viver uma vida de esperanças, de conflitos, porém também de vitórias, de alegrias...
A escolha é sua e sempre será!
Escolha o melhor pra tua vida e que Deus nos abençoe!!!


Minha oração é para que quem ler esse texto compreenda a sua mensagem.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

jesus não se deixa impressionar!

Mesmo não se impressionando com o que você aparenta ser, Jesus não deixa de te amar!

Marcos 10.17-41.


Nós, seres humanos, nos impressionamos muito com as aparências, com a fama, com as posses materiais.
Se pararmos para pensar: já se viu algum herói de filme feio? Não!!!; e isso é explicado: as pessoas querem e gostam de se impressionar com o que veem e ouvem.
Jesus era e é diferente de nós!
Ele não se impressionava com o que as pessoas aparentavam ser. Mas as amava mesmo as conhecendo, conhecendo o nosso interior e Ele não deixará de nos amar nunca.
Ao lermos Marcos , capítulo 10, do versículo 17 ao 31 temos um exemplo disto ao lermos a história do Jovem Rico.
O jovem chega para Jesus cheio de gestos, se jogando aos seus pés. Naquele momento Jesus já sabia que o rapaz não iria seguí-lo, pois Ele nos conhece e sabe todos os nossos pensamentos. Ele conhece o nosso coração.
Jesus sabia que toda aquela cena do rapaz mostrando rendição não era profunda nem tampouco verdadeira. Na verdade, o rapaz provavelmente queria a aprovação do Senhor.
Em que você está sendo “coreógrafo”, mas sem a intenção de rendição verdadeira do Senhor?
Mesmo com um belo discurso falando “Bom mestre”...não impressionaria Jesus, pois usas palavras eram apenas da boca pra fora, mas Jesus continuou amando aquele jovem.
Você já tentou fazer um discurso muito bonito para Deus, esquecendo que Ele está ouvindo as palavras que estão em seu coração, em seus pensamentos?
O rapaz era rico. Isso podia ser visto pelas suas roupas. O texto afirma que ele tinha muitas propriedades, mas Jesus não se impressionou com isso.
Ao contrário, Jesus mandou que ele vendesse tudo, desse o dinheiro aos pobres e depois o seguisse.
A riqueza daquele jovem era o seu maior empecilho de seguir Jesus e por isso Ele mandou que desse tudo aos pobres para tirá-lo da escravidão do dinheiro.
Na nossa vida não é diferente. Muitas vezes acabamos colocando escola, faculdade, trabalho, relacionamentos sempre em 1ª plano e Deus vai se afastando cada vez mais da sua vida e as coisas materiais acabam sendo empecilhos para que você siga uma vidade harmonia e comunhão com Deus.
Já parou para se perguntar:
“O que é que afasta você de Deus?”
Talvez o Senhor queira que você se livre disso, não importa o quanto isso seja aparentemente bom pra você.
O rapaz ao ouvir a resposta de Jesus abaixa sua cabeça e vai embora, porém Jesus não se impressiona com isso.
Jesus não saiu correndo atrás dele, Ele não barateou o preço do seu discipulado.
Talvez muitos líderes religiosos ao ver um jovem rico indo embora correriam atrás dele para renegociar o preço do compromisso com a fé. Mas Jesus não fez isso. Mas diz o texto que mesmo o jovem se recusando a vender tudo que tinha, ainda assim Jesus sentia amor por ele.
Muitas pessoas estão indo para o inferno pelo simples fato de ser amada por Deus, mas rejeitar a Ele. E infelizmente o inferno está cheio de pessoas amados por Jesus.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)
Será que as pessoas que estão no inferno foram tão ruins ou rebeldesque o Senhor deixou de amá-las deixando irem para lá?
Esse pensamento se torna equivocado, pois como diz a Bíblia em João 3.16, Deus amou a todos.
Deus não deixou de amá-los.
Mas só os que creem nEle tem a vida eterna.
Deus ama a todos nós.
Mas temos a escolha de crer ou não nesse Deus que tudo pode, nesse Deus que nos sustenta e nos faz mesmo em meio as dificuldades levantar e caminhar.
Jesus ama verdadeiramente você, mas não se impressiona com seus atos, nem com seus teatros, Ele conhece seu coração.
Pense nisso!


 Inaiara Barbosa, levita e missionária

terça-feira, 8 de maio de 2012

União e paz...



            Nesses últimos dias fiquei meditando sobre o quanto a igreja do século XXI precisa aprender a viver valores tão importantes para o crescimento espiritual da mesma, aprender a viver valores que eram tanto pregados quanto vividos por JESUS aquele que nós declaramos ser o nosso dono, o nosso Senhor, o nosso General, o nosso caminho até o Pai dentre muitos outros adjetivos referidos a Ele. Mas o que nos deixa tristes é sabermos que as mesmas bocas que dizem ‘’ Senhor! , eu te amo e quero fazer a tua vontade’’ são as mesmas bocas que proferem palavras contra o seu próximo, as mesmas bocas que agridem o outro, as mesmas bocas que mentem as mesmas bocas que dizem: ‘’ eu não me importo com você’’ ou então, ‘’ você não é importante para mim’’. Com tudo isso só existe uma pergunta a ser feita: Que cristianismo é esse que estamos presenciando nesses dias? Temos que aprender a viver valores e nesse estudo abordaremos dois valores importantíssimos na vida de um cristão que são UNIÃO e PAZ.
            O Salmo de número 133, um pequeno salmo em tamanho, porém, uma grande lição de vida para nós nos diz: ‘’ Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se fossem todos irmãos! É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o Senhor Deus dá a sua benção e a vida para sempre’’. Vamos analisar esse salmo e relacioná-lo com a vida do povo de Deus.
            No primeiro versículo: ‘’Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se fossem todos irmãos!’’ Davi (ESCRITOR DO SALMO) faz uma exortação a união do povo de Deus dizendo que É bom e É agradável aos olhos de Deus que o seu povo conviva como se fossem todos irmãos, unidos, sem máscara, sem maldade, sem mentira, sem confrontos, sem contenda, sem desavença, todos em um mesmo pensamento e desejo: LOUVAR A DEUS, pois a palavra de Deus nos exorta: TODO SER QUE RESPIRE, LOUVE AO SENHOR. Então, percebemos que isso não é só um desejo do pai, mas também um desejo de Davi quando escreveu o Salmo.
            No segundo e terceiro versículo ele dá exemplos e situações de que se vivermos em união e paz tudo irá dar certo em nossa vida, tudo ocorrerá bem para nós, tudo se encaixará perfeitamente e o Senhor irá derramar a sua benção sobre a nossa vida.


            ‘’É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal’’. Como sabemos os homens antigamente andavam pelo deserto, e este por sua vez é um lugar de dificílima locomoção e um lugar de condições climáticas extremas, de dia a temperatura pode chegar até 150°C e a noite a temperatura sofre uma baixa muito brusca e chega a se ter temperaturas de  -5°C ou ainda menos. Então, não é um local fácil de enfrentar, mas o povo de Deus teve que enfrentar o deserto para poder sobreviver. Analisando o versículo podemos perceber que Arão (O SACERDOTE) quando ia andar pelo deserto colocava um azeite em seu corpo e ele o jogava sobre sua cabeça e então o azeite descia para a sua barba e para o seu manto sacerdotal. Percebemos claramente que ele jogava o azeite sobre a parte do seu corpo que mais necessitava de proteção que era a sua cabeça, pois esta recebia maior quantidade de raios solares. O azeite descia para a sua barba e, por fim ficava no seu manto sacerdotal que era o local onde não havia proteção que era o seu pescoço, então o azeite tanto o refrescava como o protegia dos raios solares fortíssimos do deserto.
            ‘’É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o Senhor Deus dá a sua benção e a vida para sempre’’. Analisando este versículo e tendo uma ideia da geologia do monte Hermom e do monte Sião conseguiremos entender o que Deus quer nos ensinar com este belíssimo Salmo.
            O monte Hermom é um monte que se encontra acima do monte Sião, então, na ordem decrescente nós temos: MONTE HERMOM, MONTE SIÃO E A PLANÍCIE. Como sabemos também o orvalho são moléculas de água que se agrupam em um único lugar, principalmente a noite quando a temperatura é mais baixa e, mais ainda em locais de grande altitude. Então, o orvalho do monte Hermom descia para o monte Sião quando amanhecia o dia e do monte Sião a água descia para a planície. E é justamente aí onde o Senhor ordena a sua benção e a vida para sempre, pois quando a água molhava a planície esta água servia para fazer com que capim fosse produzido, e este serve de alimento para o gado que é propriedade do homem, e com isso o homem era abençoado, pois o gado lhe servia muito para trabalhar, para lhe dar leite de alimento, para lhe dar lã através das ovelhas e como alimento também. Com a água que caía sobre a planície também nasceriam e cresceriam árvores frutíferas que lhe daria alimento, lhe daria sombra e lhe daria oxigênio também, pois as árvores realizam um processo chamado ‘’FOTOSSÍNTESE’’ processo este em que as árvores recolhem gás carbônico da atmosfera e libera oxigênio. Já o homem faz o processo contrário, ele inspira oxigênio e libera gás carbônico. Tudo se encaixa perfeitamente quando Deus está no controle das coisas. A água derramada sobre a planície também regará o solo para nascerem flores, que servem para as abelhas recolherem o néctar presente nela que fará com que ela produza mel que por sua vez servirá para o homem dentre muitos outros exemplos que poderiam ser explanados aqui.
            Com tudo, podemos perceber claramente que tudo está como Deus que, quando deus está no controle da situação, quando a união e a paz impera tudo dá certo, tudo se encaixa, tudo está no lugar certo, no dia certo, para a coisa certa e da maneira certa, pois Deus é onisciente e perfeito e criou tudo em perfeita harmonia para nos abençoar. Pensemos nisso e venhamos de fato a viver em união e paz para que o Senhor ordene a sua benção e a sua vida em nossa existência para o louvor da sua glória, pois foi para isso que Ele nos criou ‘’PARA O LOUVOR DA SUA GLÓRIA’’.
           
           
           
Que Deus os abençoe!!!                                                 maxwell Aires, levita e missionário  
           



segunda-feira, 9 de abril de 2012

3º Avanço missionário JOPAC Juarez Távora -PB


ECOOO!!!JUAREZ É DO SENHOR JESUS!!!

     O que darei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?
Essa frase do salmo 116 caberia perfeitamente para descrever a pergunta que cada voluntário estaria fazendo hoje, após o término do projeto JOPAC 3º AVANÇO MISSIONÁRIO JUAREZ TÁVORA – PB.
     Deus nos presenteou com a oportunidade de ver claramente seu agir em nosso meio. Ele trouxe para nós voluntários e para o povo daquela pequena cidade a certeza de que Ele existe e nos ama plenamente.
     Vimos poder descendo dos céus sobre aquele povo e a autoridade vinda do Alto sobre cada missionário, fazendo-nos pular de alegria e declarar em meio a terreiros de umbanda que JESUS CRISTO É O SENHOR!!!
Em cada parte se via Deus! Nos louvores, nas danças, na pirofagia, no teatro, no evangelismo, na mídia através de cada momento registrado em fotos ou vídeos, na unidade do corpo de Cristo, no amor ao próximo!
     Chegamos naquela cidade como voluntários e saímos como guerreiros saboreando a vitória.
     Vitória esta do SENHOR !
     Vitória esta que tem um pedacinho de cada voluntário. Por isso, a você que saiu de sua igreja, de sua cidade ou que simplesmente esteve intercedendo por nós em oração durante estes dias do projeto o nosso MUITO OBRIGADO E QUE DEUS DERRAME DE SUAS BENÇÃOS SOBRE SUAS VIDAS!!!
     Obrigado por fazer parte da mudança espiritual desta cidade!!!
     Foram 112 vidas e mais de 40 estudos bíblicos marcados para a honra e a glória do nome do Senhor Jesus!
     Acreditem: JUAREZ TÁVORA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA!


RUTE: UM EXEMPLO DE PERSEVERANÇA E LEALDADE




RUTE: UM EXEMPLO DE PERSEVERANÇA E LEALDADE
‘’Que o senhor a abençoe, minha filha! Você está mostrando maior lealdade À família do seu sogro naquilo que está fazendo agora do que naquilo que fez pela sua sogra. Pois você não foi procurar um homem mais moço, fosse rico ou fosse pobre’’. Rute 3:10
           
Neste estudo iremos conhecer um pouco da história de uma mulher que por sua lealdade, sua simplicidade, sua obediência, seu temor a Deus e seu coração limpo transformou a história de um povo que antes estava corrompido diante de Deus, um povo que virou as costas para Deus e adorou a outras divindades pagãs mesmo lembrando-se de tudo o que o Senhor tinha feito por eles, um povo que era rebelde, um povo que precisava o tempo de um líder que tivesse pulso firme para segurar as rédeas dos Israelitas, e Deus, no seu infinito amor, no seu infinito perdão, na sua infinita misericórdia, na sua infinita sabedoria usou uma mulher para que através da sua descendência saísse um homem que iria governar Israel para honra e glória do Deus todo poderoso. Iremos contar a história de uma mulher chama: RUTE.
            Rute era uma mulher Moabita que se casou com um filho de Elimeleque, um homem do povo de Deus que teve que sair para Moabe para não morrer de fome, pois naquela época no meio do povo de Deus houve uma fome terrível. Elimeleque teve dois filhos Malom e Quiliom e estes se casaram com ORFA e RUTE, porém, algum tempo depois Elimeleque e os seus dois filhos morreram e ficou somente Noemi, mulher de Elimeleque e as suas duas noras.
            Um dia Noemi disse as suas noras que iria voltar para Belém, porém, suas começaram a chorar dizendo que iriam com elas, dizendo que onde ela fosse elas iriam. Mas, Noemi pediu as moças que voltassem para Moabe, pediu para que não a acompanhassem. ORFA aceitou o pedido da sogra porém, Rute disse que iria com ela aonde ela fosse, que onde ela morasse ela também iria morar, que o seu povo seria o seu povo e que o seu deus também seria o seu Deus. Rute foi fiel a sua sogra e não a abandonou. Rute era uma mulher sabia e usada por Deus, pois sabia que naquela época a mulher não tinha muito valor, imagine uma mulher cujo marido havia falecido, uma mulher solitária voltando para sua terra natal para começar sua vida do zero, e o pior de tudo, uma mulher já velha que era Noemi. Mas, Deus usou Rute para estar junto com ela onde quer que ela fosse.
            Quando chegaram a Belém encontraram muitas dificuldades no início e Rute foi catar espigas na hora da colheita do trigo, pois Deus tinha dado ordem aos Israelitas que as espigas que caíssem no chão eles não voltassem para buscar, pois serviriam para os pobres e estrangeiros que estivessem no meio do povo de Deus. Com isso Rute conheceu um homem que era muito rico e era o dono das terras em que ela estava catando espigas e o seu nome era Boaz. E esse homem também usado por Deus foi bondoso com Rute e a deixou catar espigas a vontade na sua propriedade e ordenou aos seus empregados que ninguém mexesse com ela.
            O interessante da história de Rute é que esse homem que a ajudou Boaz, era parente próximo de Elimeleque, seu sogro. Deus coloca as pessoas certas nos lugares certos, nos dias certos e na ocasião certa para abençoar as pessoas que são justas, as pessoas que são direitas, as pessoas que servem a Deus de coração, as pessoas que são honestas e as pessoas que são puras de coração, pois esse homem que foi bondoso com Rute acabou que casou com ela e o Senhor a abençoou e ela deu a luz a um filho e lhe pôs o nome de Obede, este cresceu e teve um filho chamado Jessé e este por sua vez quando cresceu teve um filho e pôs o nome Davi.
            Por Rute ter sido uma mulher direita, não ter abandonado sua sogra em um momento de solidão, ter sido humilde e verdadeira nas suas palavras e atitudes, por ter obedecido a tudo o que lhe pediam Deus a abençoou e ela casou com um bom homem, a descendência do seu sogro não foi apagada da história de Israel por causa dela e um tempo depois nasceu seu bisneto que quando crescesse se tornaria o rei de Israel, o rei Davi, um homem que era tido como: ‘’um homem segundo o coração de Deus’’.
            Louvado seja Deus pela vida de Rute que não desistiu e em nem um momento foi desonesta, lutou com honestidade por seus propósitos e no final foi abençoada por Deus rica e abundantemente e sua descendência foi uma das mais importantes da história de Israel.


Que Deus te abençoe!!!

Maxwell Aires, levita e missionário

sexta-feira, 30 de março de 2012

um exemplo de servo parte 3

UM EXEMPLO DE SERVO PT3



            Nesta terceira parte do estudo sobre os servos do Senhor que são um exemplo para nós, cristãos atuais, analisaremos a vida e as atitudes de um homem que enfrentou tudo, passou por cima de muitas coisas, enfrentou pessoas dos mais altos escalões e foi líder de mais de um milhão de pessoas de uma só vez. Essa pessoa com certeza não podia ficar de fora, pois essa pessoa foi um ‘’exemplo de servo’’. Analisaremos a caminhada extremamente cansativa de um homem chamado MOISÉS.
            O começo da vida de Moisés já foi bastante turbulento, pois assim que nasceu sua vida já estava em risco, pois Faraó o rei do Egito estava com medo dos israelitas no Egito porque estavam crescendo em quantidade e Faraó com medo que os israelitas se rebelassem contra ele ordenou que matassem todos os meninos que nascessem, porém deixassem as mulheres vivas.
            Quando Moisés cresceu e Deus falou com ele o chamando para fazer a sua obra e retirar os israelitas do Egito e os levar para a terra prometida que era a terra de Canaã Moisés, a princípio quis negar o seu chamado dizendo que o povo não iria lhe escutar, dizendo que Faraó não iria lhe dar ouvidos, dizendo que era pesado de língua, ou seja, ‘’gago’’ mas, Deus na sua infinita sabedoria convenceu Moisés a guiar o povo e retirá-los do Egito onde estavam sendo escravizados.
            A missão de Moisés começou aí. Ele teve primeiro que convencer o povo de que Deus estava com ele o com todo o povo, que não foi nada fácil. Em seguida teve que convencer a Faraó a deixar o povo sair do Egito e ir adorar a Deus no deserto. Ora, Faraó não era bobo e não iria perder seus escravos que lhe davam lucros para um simples homem que para ele aparentemente não lhe trazia nenhum risco e nenhuma preocupação. Porém, Deus provou que estava com Moisés e com todo o povo e jogou todas aquelas pragas no Egito para fazer com que Faraó libertasse o povo que era o povo escolhido por Deus para servi-lo. (Ver estudos anteriores: “As pragas do Egito”, neste blog)
            Podemos analisar com isso que Moisés teve muito jogo de cintura, teve um psicológico muito forte, teve paciência, teve total confiança em Deus e teve total certeza de que Deus estava com ele e nunca iria lhe abandonar. Mas, para isso Moisés teve que pagar um preço, um preço caríssimo de negar sua vida, seus princípios, seus sonhos, tudo isso para seguir a Deus e para fazer a sua vontade. Moisés teve que ser persuasivo para com o povo, teve que enfrentar Faraó cara a cara, o Faraó que era a pessoa mais importante do Egito. Então, Moisés teve que ser um excelente orador e um excelente líder para que tudo isso acontecesse e acontecesse como tinha que acontecer assim como Deus tinha lhe dito.


            Tudo isso que lemos a analisamos agora foi a parte mais fácil de todo o trabalho que Moisés teve que realizar em todo o seu ministério, Após o povo ter saído do Egito Moisés teve que ser juntamente com o seu irmão Arão o líder de todo o povo israelita, A Bíblia nos relata que saíram do Egito uma quantia de 600.000 homens sem contar mulheres e crianças, então podemos calcular que Moisés e Arão eram líderes de mais ou menos um milhão de pessoas. Pessoas essas que Deus sabia que eram pessoas complicadas de se trabalhar, pessoas que Deus sabia que eram rebeldes pessoas que Deus sabia que Moisés iria ter que estar de olho a todo o tempo para que não se voltassem contra Deus, pois bastava a mínima dificuldade como, por exemplo, a falta de água ou a falta de comida para que o povo caísse em cima de Moisés e murmurasse diante dele contra Deus e contra ele.
            Moisés teve que ser também o líder de todos os homens que foram separados por Deus para fazer todas as peças que fariam parte do templo para adorarem a Deus. Cada peça, cada detalhe, cada material, cada erro, cada acerto, cada compartimento, cada quantidade, Moisés tinha que estar por dentro de tudo e ainda assim cuidar dos milhares de outras pessoas que não estavam trabalhando na construção do templo.
            Moisés com certeza foi um ‘’exemplo de servo’’ pois ele teve que aprender a fazer uma infinidade de coisas e teve que negar toda sua vida para fazer a vontade de Deus. Moisés teve que ser LÍDER, PSICÓLOGO, ENGENHEIRO, SUPERVISOR, INSPETOR DE QUALIDADE, CONSELHEIRO, JUIZ, PASTOR, MESTRE, TESOUREIRO, SERVO FIEL e teve que ter um jogo de cintura fantástico e uma confiança em Deus fora do comum para que tudo fosse feito com perfeição e para que o povo não se desviasse dos caminhos do Senhor Deus todo poderoso.
          Com isso, só podemos concluir uma coisa: Moisés sem dúvida alguma foi um ‘’exemplo de servo’’.
Que nós cristão venhamos olhar para esses homens que fizeram a diferença e querer usar eles como exemplo na nossa vida, que venhamos a obedecer ao Senhor assim com Noé, assim como Abraão e assim como Moisés que mesmo sem saber nem por onde começar naquilo em que Deus havia os mandado fazer fizeram e fizeram com zelo, com perfeição, com humildade, com confiança, com prazer e com amor a Deus. Que venhamos a ser verdadeiros cristãos, verdadeiros adoradores que adoram ao pai em espírito e em verdade, que venhamos servir não por servir, mas servir porque amamos a Deus e somos gratos por tudo o que Ele na sua infinita compaixão e misericórdia fez por nós não negando seu único filho para morrer por amor a nós.

GLÓRIA A DEUS, ETERNAMENTE GLÓRIA A DEUS!

A GRAÇA, A PAZ E A MISERICÓRDIA DO SENHOR JESUS ESTEJAM COM TODOS!
           
 Maxwell Aires, levita e missionário

um exemplo de servo parte 2

UM EXEMPLO DE SERVO PT2



            Nesta segunda parte do nosso estudo sobre ser um ‘’exemplo de servo’’ analisaremos a história de um homem que era muito temente e muito obediente às ordens do nosso Deus. Iremos analisar a história de um homem chamado Abraão, um homem que por ser temente a Deus foi muito abençoado e dele saiu uma nação imensa.
            A primeira prova de obediência a Deus de Abraão está narrada no livro de Gênesis capítulo 12 versículos de 1 a 9 quando Deus chama Abraão que naquele tempo ainda era chamado Abrão. Deus na sua infinita sabedoria chamou Abrão e o disse: ‘’Saia da tua terra e vá para uma terra que eu lhe mostrarei’’ Abrão poderia ter dito não a Deus, pois Deus pediu para ele sair de casa, do conforto do seu lar, do meio da riqueza que havia onde ele estava e do meio do aconchego da sua família. Mas, Abrão não foi rebelde e obedeceu a Deus e pegou sua mulher Sarai e seu sobrinho Ló e todas as riquezas que ele tinha com a sua família e obedeceu a voz de Deus e foi para uma terra que ele não sabia onde estava localizada, não sabia o que teria por lá quando ele chegasse, não sabia que desafios enfrentariam no meio do caminho, mas, confiou no Deus ao qual servia.
            Abrão como se pode ver era um homem que confiava muito em Deus, mas, estava lhe faltando uma coisa em sua vida que lhe doía muito o coração que era o fato dele ainda não ter filhos, pois sua esposa Sarai não podia engravidar e aquilo estava mexendo com o seu interior, com o seu psicológico e ele queixava-se a Deus: ‘’Ó Senhor, meu Deus! De que vale a tua recompensa se eu continuo sem filhos? Eliezer, de damasco, é quem vai herdar tudo o que tenho. Tu não me destes filhos, e por isso um dos meus empregados, nascidos na minha casa, será o meu herdeiro. ’’ Gênesis 15: 2-3. Porém Deus fez uma promessa a Abrão e prometeu que ele teria sim filhos e que os seus descendentes seriam uma nação tão numerosa que não seria possível contá-los assim como não se podem contar os grãos de areia na praia nem as estrelas no céu.
            Deus fez uma aliança com Abrão e prometeu que sempre estaria com ele, que lhe daria para sempre a terra de Canaã, prometeu que iria abençoá-lo sempre e também os seus descendentes e o sinal que se deu nesta aliança foi o fato de tanto ele como todo o seu povo serem todos circuncidados e o seu nome não seria mais Abrão e sim Abraão, pois ele seria pai de muitas nações.
            Deus assim como tinha prometido a Abraão fez com que sarai que passou a se chamar sara que significa mãe de muitas nações ficasse grávida e desse a luz a um menino e pôs no menino o nome de Isaque, Abraão tinha cem anos quando Isaque nasceu. Podemos notar com isso que para Deus não existe causas impossíveis nem problemas que não tenha solução.
            No capítulo 22 de Gênesis está narrada a parte mais linda da história deste grande homem que com certeza é um ‘’exemplo de servo’’ que foi a hora em que Deus o pôs à prova. O mesmo Deus que havia dado um filho a Abraão na sua velhice ordenou a Abraão que fosse a terra de Moriá e queimasse o seu filho Isaque, o único filho que ele tinha como sacrifício ao Senhor Deus. Abraão como bom servo do Senhor não reclamou nem murmurou, acordou de madrugada e levou o seu filho e mais dois de seus empregados. O que nos impressiona em Abraão é que completado três dias de caminhada ele avistou o local de longe e pediu aos seus empregados que ficassem onde estavam, pois ele e o menino iriam adiante adorar ao Senhor e depois voltariam, assim como está narrado na bíblia: ‘’ No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. Então disse aos empregados: - Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. ‘’ Gênesis 22: 4-5. Podemos perceber claramente que Abraão em nenhum momento duvidou que Deus deixasse seu Único filho ser morto, pois ele disse ‘’daqui a pouco NÓS VOLTAMOS’’ ou seja, ele e o menino. Abraão confiava no Deus ao qual servia. Depois quem o questionou foi o próprio menino como está narrado: ‘’Daí a pouco o menino disse: - Pai! Abraão disse: - Que foi meu filho? Isaque perguntou: - Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício, Abraão respondeu: - Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. ‘’ Gênesis 22: 7-8. Mais uma vez Abraão provou a Deus que era obediente e que em nenhum momento duvidou que seu filho vivesse. Ora, Deus havia prometido a Abraão que ele seria pai de muitas nações, então não fazia sentido Deus quebrar sua promessa logo depois de ter feito o que fez na vida de Abraão. Então quando Abraão pegou a faca para matá-lo assim como Deus havia ordenado, o Anjo ordenou a Abraão que parasse o que estava fazendo, pois agora Deus sabia que Abraão de fato era fiel a Deus e temia a Ele e assim como Abraão havia dito que Deus daria o que seria necessário Abraão viu um carneirinho preso pelos chifres e ali adorou ao Senhor Deus todo poderoso para honra e glória do seu nome.
            Abraão não podia ficar de fora desse estudo, pois ele com certeza foi um "exemplo de servo". Ele obedeceu ao Senhor acima de tudo, ele não negou ao Senhor o seu Único filho, ele obedeceu ao Senhor sem questionar, ele fez tudo conforme o Senhor o ordenara. Por isso Abraão foi abençoado grandemente por Deus. Glória a Deus pela vida de Abraão e pela vida de Noé que foram servos fiéis diante de Deus.


Que Deus os abençoe hoje e sempre!

Maxwell Aires, levita e missionário

segunda-feira, 26 de março de 2012

um exemplo de servo parte 1

UM EXEMPLO DE SERVO PT1



A graça, a Paz e a Misericórdia do nosso senhor Jesus Cristo seja com todos os que leem este estudo sobre homens que na verdade foram mais do que homens, foram verdadeiros servos, foram servos fiéis ao Deus altíssimo, foram homens obedientes, foram homens que enfrentaram um mundo inteiro para fazer a vontade de Deus, foram homens que creram no que para eles era impossível, humanamente falando e, foram homens que mesmo sem muito conhecimento fizeram coisas esplêndidas e trabalharam em áreas nunca exploradas por eles. Mas, fizeram tudo isso para a glória de Deus e por isso são chamados ‘’exemplos de servos’’.
A primeira pessoa em quem falaremos agora, sua história encontra-se no livro de gênesis capítulo 6 que é a história de um homem chamado NOÉ. Noé foi um exemplo de um grande servo de Deus, pois Deus encontrou graça nas palavras, nas atitudes, no coração e na vida de dele. Para Deus todas as outras pessoas já estavam corrompidas diante d’Ele e foi assim que Deus chamou Noé para um serviço que não seria nada fácil ‘’salvar sua vida, a vida de seus filhos, de sua mulher e das mulheres de seus filhos’’.
O que mais nos impressiona analisando a história de Noé não foi salvar a sua vida e dos seus parentes, pois isso é o instinto natural do ser humano, mas foi a forma como tudo se procedeu. Deus mandou Noé construir um barco ou uma ARCA de dimensões imensas para protegê-lo de algo que só iria acontecer muitos anos depois e o que nos impressiona mais ainda é o fato de Deus ter falado em dilúvio e de chuva sem nunca ter chovido antes na terra. Noé é um exemplo de servo pois creu no que Deus falou, obedeceu as ordens do Senhor sem questionar, sem perguntar, sem temer, sem olhar para trás, sem dar atenção à o que as outras pessoas falavam, Noé teve coragem e jogo de cintura para enfrentar um mundo inteiro corrompido com Deus e construiu a ARCA mesmo todos zombando e rindo dele. Assim como diz a epístola de Paulo aos Hebreus capítulo 11 versículo 7: ‘’ Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se via e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.’’.
Outra coisa que nos surpreende em Noé é o fato dele ter construído e construído com perfeição a ARCA, pois se pararmos para analisar Noé era um fazendeiro, ele só tinha conhecimento na área de criação de animais e de agricultura, ou seja, plantio e colheita. Ele podia ter se queixado a Deus e dito que construir barcos não era a sua área, podia ter dito que não sabia nem por onde começar podia ter dito que não sabia o que era chuva, podia ter dado inúmeras desculpas à Deus mas, seguiu em frente e obedeceu ao Senhor sem questioná-lo.
Será que a gente consegue imaginar a quantidade de cálculos que Noé teve que fazer para construir a ARCA? O conhecimento sobre engenharia estrutural que ele teve que obter para construir o barco? A quantidade de madeira necessária para realizar o projeto? A espessura de cada madeira que seria capaz de suportar toda a estrutura e todo o peso que seria colocado dentro da ARCA? Tudo isso Noé teve que pensar e fazer com perfeição, pois era a vida de toda a humanidade que estava em jogo e toda essa responsabilidade estava em suas mãos.
O que nos prova que o projeto foi realizado com perfeição é o fato de até hoje pesquisadores de todo o mundo estarem procurando vestígios da ARCA nas montanhas do ararate. Noé foi um exemplo de servo diante do Senhor, pois obedeceu a tudo o que Deus tinha o mandado fazer e o mais importante, fez bem feito. Por isso Deus abençoou Noé. Quer ser bênção diante do senhor? O obedeça sem questionar, pois Deus sabe todas as coisas e Ele não irá colocar um fardo sobre nós que nós não possamos carregá-lo, Ele sabe o dia, o local, o projeto, e a pessoa certa para realizar Seus planos, basta você se dispor como Noé e dizer as palavras do profeta Isaías: ‘’eis-me aqui senhor, envia-me a mim’’.

Que Deus os abençoe!
Maxwell Aires, missionário e levita.

terça-feira, 20 de março de 2012

vídeo para refletir!

Eu sei - Oficina G3


Mesmo quando eu nego
Você está lá...

Mesmo quando eu nego
Você está lá
Buscando uma maneira de me aconselhar
Sempre perto nunca se afastou de mim
Provou isso mandando seu filho Jesus
Que pelos meus erros morreu numa cruz

Eu sei, Você sempre acreditou em mim
Eu sei, Seu amor nunca terá fim

Dos teus lábios ouvi
Que uma cancão eu poderia levar
E ao mundo entregar
A verdade conquistada por Ele na cruz
Me limpando do pecado no nome de Jesus.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Que evangelho é esse?


QUE EVANGELHO É ESSE?




Às vezes me pego pensando em tudo que está acontecendo ao nosso redor e infelizmente o que vem a minha mente não é agradável ao meu coração.
Alguns anos da minha vida (anos maravilhosos por assim dizer) dediquei a falar do amor de Deus para as pessoas, com o objetivo de levar esperança para suas vidas.
Por vezes minha família ou amigos me pegavam a falar tarde da noite com pessoas conhecidas por serem prostitutas, viciados,  homossexuais ou simplesmente pessoas desconhecidas. Eu sabia que algumas vezes eu corria grande risco por falar com pessoas que eu nem conhecia, mas estava apenas tentando cumprir o IDE de Cristo em minha vida. E por estas e muitas vezes fui repreendido por familiares, amigos e até mesmo irmãos da igreja. Diziam que eu iria ficar mal falado, tido também como viciado, homossexual ou “mau elemento” como é costume chamar as pessoas que tem envolvimento com drogas ou simplesmente passam suas noites a andar pelas ruas.
Eu sei que no fundo muitos deles estavam pensando no meu bem, na minha imagem, na minha reputação, mas frente a todas as vezes que me falavam pra parar de falar com estas pessoas, que diziam que “lugar de crente não é com o povo das trevas, mas sim com os da luz” eu me perguntava: O que faria Jesus?
Que evangelho é esse onde a igreja de Cristo se esconde por trás de reputações e palavras bonitas e deixa de fazer a vontade daquele que nos enviou?
Cristo não nos mandaria ser LUZ se não fosse para IR até as trevas e levar essa luz até elas. Não nos diria para ser SAL se não fosse para mostrar que precisamos ser diferentes. Diferentes sim, hipócritas não!
A igreja precisa se livrar de algumas máscaras e encarar a realidade: O mundo está perdido e precisa que nos levantemos e proclamemos a salvação do Nosso Senhor Jesus a TODOS os povos.
Será que por medo de que falassem dEle, Cristo seria capaz de deixar alguém morrer no pecado sem antes falar-lhe da salvação? Será que a reputação de alguém vale mais do que uma alma?
Já disse alguém um dia que reputação é aquilo que as pessoas acham de você. Eu acredito nesta frase e por isso pouco me importa essa tal reputação. O preço da minha salvação, o preço da minha alma foi a morte do Filho do meu Deus em um madeiro, mesmo sem pecados, se doando, dando o seu melhor, não se importando se achariam que ele estava certo ao conversar com a mulher samaritana, com cobradores de impostos, com um ladrão na cruz, com leprosos ou com quem quer que seja. Ele veio ao meu encontro quando eu mais precisava e me resgatou. E ainda me resgata quando penso em confiar em mim e acabo tropeçando.
Um detalhe interessante é que só eu e Deus sabíamos que eu estava precisando que ele viesse até mim naquele momento.
Talvez Deus estivesse tocando no teu coração em determinado momento para você ir até alguém para falar de Jesus e você com medo do que poderiam falar não foi. Louco, e se hoje te pedirem a tua alma? O que tens pra apresentar? O que tens pra entregar? Quais os frutos? O que fizeste com o dom que Deus te deu?
Pense sobre isso. Reflita sobre o que Deus quer fazer através de você e em você com cada experiência que ele te oferece.
Valorize seu chamado! Valorize cada minuto que Deus investiu com você e saiba ser Luz do mundo e sal da terra para alguém!

Que Deus os abençoe hoje e sempre, amém!
Marcos Ohara

domingo, 11 de março de 2012

As pragas do Egito Parte 3

O QUE DEUS FEZ NAS ENTRELINHAS...
            Neste terceiro e último estudo acerca das pragas do Egito falaremos do que nosso Deus estava também fazendo com os egípcios e todo o povo de Faraó que queria impedir do povo de Deus sair do Egito e o adorá-lo no deserto bem como serem levados através de Moisés (LIDER DO POVO DE DEUS) até a terra prometida, terra a qual manava leite e mel a qual Deus havia prometido aos seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó anos atrás.
            Os egípcios naquela época eram POLITEISTAS, ou seja, adoravam a vários deuses, para cada coisa que eles consideravam importante para a sua existência bem como sua sobrevivência e bem-estar eles possuíam uma divindade pagã os quais eles prestavam cultos, o adoravam e se prostravam diante de suas imagens, e Deus detestava aquilo, pois em toda terra e em todo o universo só existe um Deus, o Deus todo poderoso que criou os céus e a terra e tudo o que neles há, portanto, veremos agora que Deus não jogou essas pragas no Egito por acaso, não foi nada aleatório, pelo contrário foi tudo muito bem planejado para que com cada uma das pragas uma divindade pagã fosse derrubada para que todos os egípcios vissem que não há outro Deus senão o nosso.
            Quando foi lançada a primeira praga no Egito (ÁGUAS TORNAM-SE SANGUE) a primeira divindade a ser derrubada foi o deus HAPI que era cultuado através do rio Nilo e era um símbolo de prosperidade em todo o Egito, já que o Nilo era a fonte principal de água tanto para consumo como para irrigação da terra já que a única fonte de alimento vinha da terra através do plantio e da colheita, tal divindade não foi capaz de proteger o rio que se tornou em sangue e suas águas ficaram podres perdendo todo o seu valor.
            Quando a segunda praga (RÃS) afetou o povo a divindade a ser zombada agora era a deusa HEKT que tinha cabeça de sapo e era um símbolo de fertilidade e ressureição na época, porém essa divindade também não foi capaz de impedir que o Egito fosse invadido por esses bichos que tomaram conta de todo o território e causaram um constrangimento enorme as pessoas que cultuavam essa deusa no Egito.
            Para a terceira praga (PIOLHOS) Deus mexeu com todo o movimento religioso e ritualístico do Egito, pois o pó da terra do Egito era considerado sagrado, o sacerdote quando ia realizar seus rituais raspavam a cabeça e suas vestes teriam que ser muito alvas, teriam que estar extremamente limpas e não deveria possuir nela nenhum inseto, objeto ou coisa do tipo, porém, quando a praga foi lançada todo o pó da terra do Egito (CONSIDERADO SAGRADO) converteu-se em piolhos que invadiram toda a terra inclusive os lugares santos para os sacerdotes realizarem seus rituais religiosos. O pó ao invés de curar o povo no processo dos rituais agora estava enchendo o povo de feridas, pois o pó estava contaminado pelos piolhos e os egípcios ficaram impossibilitados de realizarem seus rituais.
            A quarta praga (MOSCAS) serviu para derrubar mais uma divindade e desta vez foi o deus BELZEBU que para os egípcios era muito poderoso inclusive para afugentar moscas já que ele é visto como uma figura que voa. O nome BELZEBU é a mistura de dois nomes que são: BAAL=Senhor da terra + ZEBUB=As coisas que podem voar daí Baal + zebub =Belzebu .Essa divindade também não foi capaz de afugentar as moscas que invadiram todo o Egito causando destruição.
            Na quinta praga (PESTE NOS ANIMAIS) foi um golpe terrível contra o deus AMOM divindade adorada na forma de um carneiro, também adora do na forma de um touro e era o deus protetor dos rebanhos de animais do Egito, porém, essa divindade também foi golpeada pela poderosa mão de Deus que jogou essa praga e tal divindade não foi capaz de proteger o rebanho de animais dos egípcios.
            A sexta praga (ULCERAS) veio para afrontar e derrotar o deus TIFON, pois os egípcios tinham um ritual o qual eles consideravam sagrado que eles pegavam as cinzas do holocausto e jogavam nas pessoas que tinham qualquer tipo de ferida ou doença no corpo. A Bíblia nos relata que Moisés pegou o pó do holocausto e o jogou para cima, ao invés de cura para o povo foi jogado contra todo o povo tumores que se arrebataram em úlceras. Mais uma divindade pagã humilhada diante do Deus altíssimo para o louvor da sua glória.
            A sétima praga (CHUVA DE PEDRAS) foi uma afronta ao deus SÉRAFIS que na época era um símbolo de prosperidade e era venerado em todo o Egito, porém, tal divindade não foi capaz de impedir que a chuva de pedras que o senhor Deus todo poderoso fez cair abundantemente na terra do Egito e destruir quase que completamente toda a plantação de cereais e alimentos que os egípcios cultivavam na época. Mais uma divindade desmascarada e humilhada diante de Deus para o louvor da sua glória.
            Nesta oitava praga (GAFANHOTOS) conseguimos constatar que a deusa que dessa vez foi afrontada por Deus foi a deusa ÍSIS, símbolo de proteção e prosperidade para os egípcios assim como o deus SÉRAFIS.Os gafanhotos invadiram todo o Egito e destruiram tudo aquilo que a chuva de pedras não havia destruído e dessa forma os egípcios ficaram impossibilitados de fazer suas refeições e também de vender ou trocar suas colheitas na forma de comércio da época. Podemos ver que a deusa Ísis não pôde de forma alguma proteger o povo dessa praga que atingiu todo o seu povo.
            A nona praga egípcia (TREVAS) foi um grande golpe contra um deus que era muito, muito venerado em todo o território egípcio que é oi deus RÁ mais conhecido como ‘’o deus do sol’’, quando deus fez cair sobre o Egito essa praga as trevas foram tão densas que ninguém pôde ver um ao outro mesmo se tivesse a apenas um palmo de distância, o deus RÁ não foi capaz de impedir que as densas trevas cobrissem todo o Egito. O melhor de tudo é sabermos que na terra de gósen onde estava o povo de Deus a luz brilhava normalmente como era antes, o deus RÁ perdeu aí toda a sua credibilidade e nome do Senhor foi glorificado.
            Os egípcios colheram tudo o que plantaram, pois com essa décima praga (A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS) podemos constatar através da leitura de Êxodo pouco antes de Moisés nascer que faraó mandou matar todos os homens que nascessem.Agora o próprio Faraó estava colhendo amargamente juntamente com todo o seu povo tudo o que ele havia plantado anos atrás, pois todos os primogênitos desde o primogênito de Faraó até o primogênito dos animais morreram à meia-noite e o clamor foi muito, muito grande em todo o Egito como nunca se viu e também nunca mais e verá como nos diz a palavra de Deus. Com relação a divindade humilhada, desta vez foi o próprio Faraó já que para os egípcios Faraó era considerado o filho de um deus chamado RÁ o deus do sol, Faraó era apelidado pelos egípcios de ‘’filho do sol’’ e este foi humilhado por todos os seus pecados cometidos contra Deus e contra todo o seu povo.
            Podemos perceber que para tudo Deus têm os seus PORQUÊS e PRA QUÊS o povo podia não entender na época porquê aquelas pragas especificamente mas Deus sim sabia tudo o que Ele estava fazendo, tudo tinha um propósito. Do mesmo jeito é na nossa vida, se deixarmos Deus agir, se nos colocarmos nas dependências do Espirito santo, se fizermos a vontade de Deus, se deixarmos Deus cumprir as suas promessas em nossa vida seremos bênção para o mundo, seremos de fato a luz do mundo e o sal da terra e nome do Senhor dos exércitos será glorificado e exaltado. Deixemos Deus agir na nossa vida e assim seremos bênção para o mundo para o louvor da glória de Deus.

Maxwell Aires, levita e misionário
           

As pragas do Egito Parte 2



JESUS ANUNCIADO ANTES DA DÉCIMA PRAGA

Na análise anterior podemos constatar o poder e o amor de Deus para com o seu povo, agora, porém, veremos que Deus além de anunciar a décima praga (MORTE DOS PRIMOGÊNITOS) anunciou também o salvador de nossas almas, Aquele que viria ao mundo em forma de HOMEM para nos libertar do império das trevas e nos dar a salvação JESUS CRISTO.          
            Podemos perceber que Deus no capítulo 12 do livro de ÊXODO ordena a Moisés a instituição da páscoa. Nos dias atuais a páscoa (pelo menos teoricamente) quando chega o seu período relembramos a morte e a ressureição de Cristo que já é o primeiro fato a analisarmos neste estudo.
            Deus, em seguida, ordena a Moisés que todas as famílias do povo de Israel tomassem para si um Cordeiro para cada família. JESUS CRISTO é o cordeiro de Deus, o cordeiro vivo que desceu dos céus para nos trazer salvação e libertação por meio de sua morte.
            O cordeiro neste caso serviria para proteger o povo de Israel do destruidor que viria para matar todos os primogênitos dos egípcios, todo Israel deveria apenas derramar o sangue do cordeiro sacrificado nas portas de suas casas e este sangue seria o sinal para quando o devorador passar Deus não permitir que aquela casa seja atacada pelo mesmo.
            Assim como o sangue do cordeiro foi o sinal lá no Egito há milhares de anos atrás, sinal este que serviria para proteger o povo, o sangue de Cristo também foi o sinal que nos foi dado para nos proteger do inferno, da morte eterna, o sangue de Cristo derramado na cruz foi o sinal de salvação, proteção, remissão de pecados, e purificação daqueles que o aceitam e o louvam.
            Nosso Deus ordenou também a Moisés que guardasse este feito d’Ele por estatuto para sempre e que sempre o relembrasse e repassasse para as demais gerações para sempre. Da mesma forma é o sacrifício de Cristo na cruz que é repassado de geração em geração e para sempre será lembrado o Seu amor demonstrado na cruz, o seu incondicional e imutável amor por nós entregando o cordeiro vivo, o seu único filho como sacrifício vivo para nos salvar e nos libertar de todo pecado e nos trazer vida eterna.
            Você encontrará o estudo acima  na bíblia no livro de ÊXODO  capítulo 12 ,versículos de 1 a 28.    

Maxwell Aires, levita e missionário paraibano.